quinta-feira, 5 de julho de 2007

Tolerância ... cof ; esprrrcrrrtico!

.
Notícia dos jornais (e aqui não importa qual), relativa à a decisão de Correia de Campos de exonerar a directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho que, de acordo com a tutela, se recusou a retirar um cartaz com um comentário considerado jocoso em relação ao ministro da Saúde:
.
... Segundo Manuel Alegre, deputado socialista, pelo despacho "é difícil perceber-se o que se terá passado no Centro de Saúde de Vieira do Minho".
"Em todo o caso, penso que se está perante uma reacção desproporcionada e pouco conforme com a tradição de tolerância e de espírito crítico dos socialistas", declarou Manuel Alegre.
Manuel Alegre deixou ainda um recado para o interior do PS e para o Governo: "Pretendi educar muita gente no PS dentro desse espírito de tolerância, mas, pelos vistos, sem resultados"[...].
.
Esta publicação podia servir para aplaudir um deputado que não cala a sua indignação nem deixa que o calem (não sei porquê, lembrei-me dos bonecos do Contra);
.
Podia, também, servir para publicamente afirmar que me é difícil perceber a mesma coisa, sem assumir o custo (e o perigo) de usar palavras minhas - não que isso seja coisa certa. Uma vez usei o que outro disse, lembras-te pandacruel?, e fui literalmente lançado aos cães;
.
Podia, ainda, servir para glosar a expressão "tolerância e espírito crítico dos socialistas", por implicar uma insolúvel contradição nos termos, quero dizer, nos socialistas e noutros de enquadramento similar, quando se trata de ser tolerante ou ter aquele espírito. Normalmente, os próprios acham que só os próprios conseguem atingir aquela peculiar forma de ser e estar, que é apenas própria deles próprios. O que significa que os outros não o conseguem ser. Logo, se analisado por todos os lados, os dos próprios, os outros serão todos, pelo que nenhum o consegue ser. Se está confuso, está bem assim.
.
Não. Só a uso para dizer uma coisinha. No parlamento, nos socialistas, nos políticos há, pelo menos, uma pessoa que sente, na pele, as angústias de quem se dedica à educação dos outros e avalia os resultados conseguidos. Ainda que aquele viva no tempo do trabalho a montante, quando nós já estamos na foz há muitos anos - o que nos incomoda não é não conseguir resultados quando tentamos educar, mas o que não atingimos quando tentamos que os outros aprendam.
Nuances.
.
.

Sem comentários: