.
Setembro de 2006 – convidada, a APM (Associação dos Professores de Matemática) aceitou pertencer à comissão de acompanhamento para apoiar as escolas no desenvolvimento dos seus projectos, no âmbito do PAM, ou seja, na Comissão de Acompanhamento (CA) dos Planos da Matemática.
.
Maio de 2007 - "Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior" – palavras da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, aos jornalistas.
.
Maio de 2007 - A Associação de Professores de Matemática (APM) vem manifestar a sua total discordância com a afirmação da senhora Ministra da Educação, publicada na comunicação social no dia 12 de Maio: “Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos, mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior”. A senhora Ministra referia-se ao trabalho no âmbito do Plano da Matemática, a medida 1 do Plano de Acção para a Matemática, lançada em Maio de 2006.
A APM aceitou estar representada na Comissão de Acompanhamento desta medida, onde sempre contrariou o discurso excessivamente centrado sobre os resultados esperados com a realização dos projectos nas escolas, porque há muitos aspectos das aprendizagens que não são mensuráveis, sobretudo a curto prazo, e porque há muitos factores, alheios ao sistema educativo, que influenciam as aprendizagens dos alunos. A afirmação de que os resultados dos exames de Matemática do 9º ano vão ser “teste ao trabalho das escolas”, revela ausência de sentido pedagógico e exprime uma leitura muito simplista e redutora do que é esse trabalho e a educação. …
continua em termos semelhantes e termina:
… Os professores de Matemática, como dissemos, querem melhorar o ensino da sua disciplina, querem que os alunos aprendam mais e melhor na Escola e nas aulas de Matemática. Sabemos que é uma tarefa difícil e cuja dificuldade tem raízes antigas e não apenas na Escola. Sabemos também que não vai ser resolvida num ano e que obriga a um esforço continuado e permanente. Sabemos que estamos dispostos a continuar nesse esforço e a aprofundá-lo. Queremos, e esperamos, como todos esperam, que o Ministério cumpra a sua parte, melhor do que tem cumprido até agora.
Associação de Professores de Matemática
.
Maio de 2007 - "Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior" – palavras da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, aos jornalistas.
.
Maio de 2007 - A Associação de Professores de Matemática (APM) vem manifestar a sua total discordância com a afirmação da senhora Ministra da Educação, publicada na comunicação social no dia 12 de Maio: “Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos, mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior”. A senhora Ministra referia-se ao trabalho no âmbito do Plano da Matemática, a medida 1 do Plano de Acção para a Matemática, lançada em Maio de 2006.
A APM aceitou estar representada na Comissão de Acompanhamento desta medida, onde sempre contrariou o discurso excessivamente centrado sobre os resultados esperados com a realização dos projectos nas escolas, porque há muitos aspectos das aprendizagens que não são mensuráveis, sobretudo a curto prazo, e porque há muitos factores, alheios ao sistema educativo, que influenciam as aprendizagens dos alunos. A afirmação de que os resultados dos exames de Matemática do 9º ano vão ser “teste ao trabalho das escolas”, revela ausência de sentido pedagógico e exprime uma leitura muito simplista e redutora do que é esse trabalho e a educação. …
continua em termos semelhantes e termina:
… Os professores de Matemática, como dissemos, querem melhorar o ensino da sua disciplina, querem que os alunos aprendam mais e melhor na Escola e nas aulas de Matemática. Sabemos que é uma tarefa difícil e cuja dificuldade tem raízes antigas e não apenas na Escola. Sabemos também que não vai ser resolvida num ano e que obriga a um esforço continuado e permanente. Sabemos que estamos dispostos a continuar nesse esforço e a aprofundá-lo. Queremos, e esperamos, como todos esperam, que o Ministério cumpra a sua parte, melhor do que tem cumprido até agora.
Associação de Professores de Matemática
.
Na sequência destes acontecimentos, o Director Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Dr. Luís Capucha, convidou a APM a sair da CA, alegando que a APM não podia criticar publicamente o programa do Ministério, uma vez que fazia parte dele.
Na sequência destes acontecimentos, o Director Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Dr. Luís Capucha, convidou a APM a sair da CA, alegando que a APM não podia criticar publicamente o programa do Ministério, uma vez que fazia parte dele.
.
Sem comentários meus. Os leitores são livres de os fazer ... .
.
.
1 comentário:
Emendo - vou fazer um comentário pequenino. A lebre fez uma corrida com a tartaruga. Era muito veloz. Tinha uma cabeça de alho chocho. Dormiu no ponto (como dizem os do lado de lá do oceano). A tartaruga, calma mas persistentemente, ganhou a corrida.
É que isto, das pressas, costuma dar mau resultado. Na educação, é certinho.
Enviar um comentário