Objectivo: Acesso a Professor Titular, obtendo o mínimo de 120 pontos (Professores no 10º Escalão)
Regras: Novo ECD (Estatuto) e proposta do Ministério para concurso (2ª versão)
Instrumento: as tabelas para cálculo que vão estando disponíveis na Net, que usei em simulações
Condição subjacente: projecções de dados de Professores duma Escola (dados reais)
Condições existentes: Professores no 10º Escalão, naturalmente candidatos
Conclusões:
Nem metade será Professor Titular. Para isso, teriam que ter sido Professores (a maioria foi), não ter faltado (muitos deles faziam propaganda da forma como se esforçavam para chegar ao fim do ano lectivo sem faltas - e chegavam) e ter assumido cargos de direcção, coordenação ou gestão. Ora, a maioria gostava de dar aulas, preferia fazê-lo e não se preocupava muito com os cargos (normalmente, só se empurrados) ou não tinha essa oportunidade (afinal, os cargos são ocupados por cerca de 1/4 dos Professores duma Escola, não há mais). Ah, o cargo de Director de Turma, um dos mais difíceis, trabalhosos e pedagógicos, não conta para este fim!
Se ser Professor é, essencialmente, dar aulas, com empenho (vejam lá, muitos iam trabalhar doentes, para não prejudicar os seus Alunos!), então quem foi Professor assumidamente, com excelentes resultados no sucesso ou na inclusão dos Alunos (que diabo, alguns destes que só davam aulas eram bons profissionais, de certeza), colocando a sua saúde em risco para cumprir com a sua missão, merecia chegar lá (a Titular, claro), se essa fosse a sua vontade.
Mas, fosse sua a vontade ou não, não o conseguirá. Não tem a mínima hipótese. Com esta proposta apresentada, em discussão, com a pontuação estabelecida, nunca lá chegará. Nem lá perto.
Assim sendo, três sugestões para ultrapassar esta bizarria:
- Devem manter as pontuações que propõem, ou melhorá-las (nenhuma está inflacionada, antes pelo contrário);
- Devem acrescentar, como uma das mais pontuadas, a Direcção de Turma;
- (Porque não acredito no seu valor, esta sugestão custa-me bastante) Devem integrar, também, os resultados das aprendizagens, pelo menos em percentagens de sucesso/insucesso e de abandono. Ou seja, devem aumentar os itens a considerar, em função do que interessa na Educação (pelo menos para o Ministério) - o trabalho com Alunos e os resultados atingidos. Não sendo nada justa, porque não há Escolas em iguais circunstâncias (nos últimos anos, geri a Secundária do Cerco e a Secundária da Maia, imaginem a diferença!), é aberrante colocar os Professores no mesmo patamar, quanto a este item; mas, pelo menos, abre portas para alguns.
1 comentário:
Já abriram as portas todas. CS
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