quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Mas não tenho a certeza de ter razão no que penso ...

.
.
Há dias, a propósito do que aconteceu numa reunião em que participei, escrevi, entre outras coisas:
.
"Para terminar, só falta que, no parecer que o Conselho das Escolas vai emitir relativo à nova legislação, para além de concordar com esta solução superiormente decretada (A gestão unipessoal das Escolas, em substituição da colegial), ainda se manifeste contra a limitação dos mandatos do Director que a lei também prevê - Conselho das Escolas onde só estão Presidentes dos órgãos colegiais, que vão passar a ... Directores!
.
...
.
Se i
sso não acontecer, bom, ainda há esperança e o cepticismo mora deste lado (mais a cegueira, o umbiguismo e o pretensiosismo, que serão também publicamente assumidos)."
.
O parecer ainda não foi produzido, tanto quanto sei. Entretanto, foi elaborada uma proposta que vai ser apresentada no grande fórum decisório, que reza o seguinte:
.
"PROPOSTA DE PARECER
.
Genericamente, concorda-se com os três objectivos enunciados na proposta e que justificam a revisão do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas, a saber: reforço da participação das famílias e das comunidades na direcção estratégica das escolas; reforço da liderança e reforço da autonomia.
.

.
10 - Carece de fundamentação a imposição de limitação a um máximo de 3 mandatos consecutivos para eleição ou recondução do Director na mesma escola. O Director da escola exerce as suas funções enquanto profissional habilitado para o efeito. Tratando-se do exercício de um cargo de carácter claramente profissional, como justificar a limitação de mandatos do Director e não dos detentores de outros cargos profissionais, como por exemplo os coordenadores ou os directores de turma? Não é frequente nem deve haver muitos exemplos de limitação de mandatos no exercício de cargos profissionais na Administração Pública. Considera este Conselho que não deve haver limitação de mandatos do Director e deve manter-se a possibilidade de recondução nos termos da proposta (duas reconduções).
.
A Secção Norte do Conselho das Escolas"
.
Meu Deus, que bem conheço os meus pares! Afinal, parece que não vou ter que me penitenciar.
.
.

2 comentários:

mesjag disse...

E onde está o resto do parecer? Gostava de lhe dar uma vista de olhos ...

pandacruel disse...

É importante ter certezas básicas para se poder viver bem e em paz consigo mesmo: que a água choca é água choca, por exemplo.