sábado, 12 de janeiro de 2008

Lurdes

Talvez provenha do basco Lorde (escarpa). De qualquer forma, para nós, vem do francês Lourdes, povoação nos Pirinéus, e onde se terão verificado (1858) aparições de Nossa Senhora à jovem Bernardette. Também se usa com a grafia francesa LOURDES.

Lurdes tem poucos amigos pois é desconfiada e selectiva, embora aos que conserva dedique uma fidelidade rara. De natureza vacilante e um espírito demasiado crítico, não tem boa aceitação no meio social. No trabalho, porém, graças ao seu espírito de perfeição e disciplina, destaca-se. Afectivamente é caprichosa e misteriosa, ardente e desinibida.

Belo, A. (1999). Lisboa: Pergaminho
--------------------------------------
Por favor, Santa Bernardete, tome conta dela, arranje-lhe um neozelandês, ou então faça-a amiga da gente - não é pedir muito e não contém cinismo nem ironia, era um bem para muito povo que, por causa dela, por causa dela, por causa dela anda triste e empobrece de dia para dia. Todos com uma vela acesa à santa, já amanhã (se não der, não deu).
--------------------------------------
As vozes do garimpo ecoam - chega de roubar o (c)ouro que, apesar de tudo, ainda não andava tão falsificado como agora parece estar.

2 comentários:

pandacruel disse...

O livro chama-se Mil e Tal Nomes Próprios.

vates disse...

"...ardente e misteriosa..." deve ser cá um vulcão a lurdes... =))

É pena ainda não termos dado por nada...

Eu própria ja acendi uma vela :)