domingo, 25 de novembro de 2007

mais do mesmo

E – Relações com a comunidade

Há um moço (a) que é presidente de câmara, que era delfim do falecido, com experiência e grandeza de vistas: o caso tem de passar por aí. Não que a gente tenha de estar inscrita (à maneira de Gil, sim, sempre); há um moço (a) que se vem dedicando à gestão do desporto, que gosta de fazer da noite dia, um outro que tem um gancho voluntarista na escola dramática (artes cénicas e lazer) e ainda outro que vai por essas «capelas» coordenar (pensa ele), ver se está tudo em ordem (e não se ofereceu ao sis).
No campo da docência há gente que ainda está de pé e já vem do antes da democracia institucionalizada em 1974 (alguns, não todos, acham que só em 1976): para esses, ir com a água ao moinho já não é fácil. Não sabem de bonsai, tão pouco de bombeiro (sem corneta) e, em terra queimada (sempre a mesma coisa, este ano também no Outono), que avalie quem quiser, que eu vou ali e já volto.

SOL NO INVERNO FRESCO NO VERÃO: relaciono-me como vou podendo.
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B1 – Reduzo as taxas de abandono escolar do seguinte modo:

- Está lá? É a mãe do Saturnino? (as mães, as mulheres em geral, continuam a amparar mais que os pais).
- Sim, sou.
- (...).
- A sua filha está a faltar, mas já houve quem na visse por aí, hoje. (Gostam da escola).
- Sim?
- Já deu metade das faltas (a que tem direito), do início até ontem.
- Vou ver o que posso fazer. (O que posso fazer?). Se calhar tenho de deixar de ir trabalhar para a encaminhar para a escola e ir esperá-la à saída-
- Não se preocupa, faremos todos o que pudermos.
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B2 – Melhoro os resultados escolares dizendo na reunião do conselho de turma, humildemente:

- por favor, vamos ver bem isto, não são nossos filhos mas é como se fossem;

- qual é a percentagem daqueles que já têm mais de três repetências, desde que entraram para o 1º ano de escolaridade?

- quantos (as) estão a atingir a maioridade sem o diabo do 9º ano? Para que serve hoje o 9º ano, ou o nível II de aprendizagem? (para tirar a carta, os que nasceram a partir de 1990 a isso são obrigados, se a quiserem);

- há jovens que distribuem pão em veículo motorizado sem para isso estarem habilitados (conheço um que dá 60% desse pecúlio para a farmácia).

A REPÚBLICA DOS JUÍZES É UMA TRETA.
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D – Acções de formação. Ouvi bem? Esta´bem: Se rios de dinheiro já foram gastos, sob essa capa, então é chegada a hora de alguém ir, legitimamente ao nosso bolso (ou fazer estrondo com novos engodos).
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C – Participo na vida da escola do seguinte modo (metaforicamente, claro está):

- Boas Festas a todos (o bacalhau estava bom, o mesmo não posso dizer de cabritinho, que sou vegetariano; vegetariano? Sim , com a referida excepção, mais uma ou outra, de mil maneiras).

- Boa dança, bom cartaz.
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G – coordenação: aqui é que a porca torce o rabo. Com a vossa ajuda, iremos lá: mandem bibliografia para a caixa de comentários, ou indiquem o local (aviso já que não levo guarda costas nem vou armado - relacionar com o ponto E) onde a levantar, emprestada, por oito dias, que faço texto para postar aqui, a partir dessa base. Fico à espera (isto é que é falar sobre coordenar? Precisavas de levar mais, diz a encarregada de educação ali para os lados do Senhor de Matosinhos – e há um(a) Senhor(a), numa «capital», que assobia para o lado, tão longe, Nossa Senhora). Por outro lado, D. Januário falou bem e o grande Mário-fénix-Dom se lhe colou logicamente (todas as instituições precisam de gente assim).
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BOM NATAL PARA TODOS. Até 2008.

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