quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Hoje passei-me!

.
.
Por vezes, não acreditamos no que ouvimos.
.
Outras vezes, não queremos acreditar no que nos dizem.
.
Outras ainda, nem acreditamos no que vemos.
.
Hoje, aconteceu-me isso mesmo. Porque há gestos que nem merecem comentário, o meu (e o que o originou) vai assim mesmo, sem explicações. Se alguém precisar ... diga!
.
.
Hoje, no Conselho Pedagógico, soube que alguns Professores receberam um mail informando da existência de uma aplicação para registarem os objectivos individuais, no âmbito da avaliação de desempenho.
.
A Carla Cruz (uma colega da Escola) fez o favor de me enviar o mail, perguntando o que fazer com ele.
.
Disse no CP que considerava a tutela, pelo menos, insensata, ao continuar um processo que sabe não ter enquadramento legal e potenciar o agravamento do clima de insatisfação, revolta, desconfiança ou mesmo de insegurança que vimos já sentindo, nos últimos tempos. Não sendo capaz de ajudar em nada, na avaliação de desempenho, será bem mais capaz de perder o (pouco) que resta nas condições para a concretização do processo. Mas acho que, nessa altura, ainda acreditava que seria um qualquer engano.
.
Não sou apenas crítico, relativamente a este acto. No contexto em que é praticado, considero-o mesmo perigoso.
.
Não me cabe dizer-vos como actuar - só posso pedir-vos que, antes de fazer seja o que for, pensem bem. Procurem quem vos aconselhe e vos preste assessoria adequada.
.
Por mim, vou fazer duas coisas:
.
.
- Esclarecer que não é apenas uma forma de pressão; o link do mail não funciona, mas se forem à página do DGRHE, na área do docente, em avaliação, existe a aplicação e podem entrar nela, com o vosso número de acesso e a palavra passe. Eu já entrei e está lá o meu nome e a possibilidade de registar os meus objectivos individuais.
.
.
- Dizer que devemos demonstrar, por todos os meios, que esta forma de actuação é inaceitável. A minha forma de contribuir é fazer chegar este mail a todos os membros do Conselho das Escolas que conheço e de quem tenho contacto. E aproveitar para lhes pedir para reunirem de emergência e para tomarem posição face a esta actuação da tutela. Até este momento, tenho tido uma posição reservada e cordata. Considero que é tempo de deixar de esperar que o que acontece aos outros não sobre para mim. E apresento as minhas públicas desculpas pela passividade que o meu comportamento revelou, no passado recente.
.
José Maria Silva
.
Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Valbom
.
.

3 comentários:

mesjag disse...

Desculpa, só depois de publicar a minha é que vi a tua mensagem.

piupardo disse...

??? desculpa? Pedes tu? Eles andam por aí a fazer coisas destas e tu pedes desculpa? Sempre achei que não tinhas o juízo todo ... essa referência à Manuela é que deve ser desculpável, mas só por causa dessa tua costela ...

Anónimo disse...

Desculpas aceites sr. Presidente. Vale mais tarde que nunca!...