quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Prémio relevante, por se repercutir no futuro

.
.
Parlamento Europeu atribui Prémio Sakharov 2007 a advogado sudanês
.
O Parlamento Europeu atribuiu hoje, em Estrasburgo, o Prémio Sakharov de 2007 ao advogado e activista pelos direitos humanos sudanês, Salih Mahmoud Osman, pelo trabalho em favor das vítimas da guerra civil na região do Darfur.
.
O destaque tem duas motivações:
.
O Darfur é uma região do mundo onde se cometem atrocidades indescritíveis e, seja por estar muito longe, seja por se situar no continente da extrema pobreza, seja por não ter recursos naturais relevantes, a verdade é que ninguém se preocupa muito com o povo que ali sobrevive e, sobretudo, morre.
.
Saber que foi atribuído um prémio, que sempre vai ecoando na consciência dos poderosos, a alguém que tem um mar de coragem para agir, como acontece com Osman, no centro do terror absoluto, tem que ser a notícia do dia. Mesmo sendo o premiado um advogado. Ou por causa disso mesmo.
.
E porque, muito perto, em Juba, no Sul do Sudão, trabalha o meu amigo José Vieira, missionário para quem a vida só se entende se a prioridade da acção humana residir na dádiva, na solidariedade, no serviço em prol do outro, sobretudo se estiver fragilizado.
.
O seu blogue, JIRENNA, é um hino à paz, à cooperação, à dedicação exclusiva ao próximo. Porque permite estar perto dele, a visita diária ao blogue é, para mim, um acto de cumprimento religioso. Assim mesmo.
.
.

Sem comentários: